Introdução:
O otorrinolaringologista é o médico que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas aos ouvidos, nariz, garganta e estruturas próximas
Com um campo de atuação abrangente, essa área médica desempenha um papel muito importante no cuidado da saúde auditiva, do equilíbrio, sistema respiratório superior e da voz.
Neste texto, exploraremos os diferentes aspectos da otorrinolaringologia, desde sua importância até as condições tratadas e os procedimentos realizados.
Qual o médico especializado em problemas do nariz, ouvido e garganta?
O médico especialista em problemas de nariz, ouvido e garganta é o otorrinolaringologista.
Com mais de 7 anos de experiência, o Dr. David Claro é otorrinolaringologista com consultório na cidade São Paulo. Formado pela Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA), com residência médica em otorrinolaringologia na Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Fellow em Otoneurologia pela Universidade Federal e São Paulo (UNIFESP).
Para agendar uma consulta com um médico especialista em problemas de nariz ouvido e garganta é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico. O site Doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre um médico Otorrinolaringologista.
Agende uma consulta para obter um diagnóstico preciso e recomendações adequadas para o seu caso.
O que os pacientes dizem sobre o Dr David Claro?
Condições Tratadas pelo Otorrinolaringologista
O otorrinolaringologista atende todas as idades, tratando de diversas partes e funções da nossa cabeça e do pescoço, dentre elas:
- Distúrbios do ouvido: perda de audição, tonturas, zumbidos, labirintites, dor de ouvido, otites, rolhas de cerume
- Doenças nasais: sinusite, rinite, desvio de septo, pólipos nasais, adenoide, carne esponjosa, perda de olfato.
- Problemas de garganta e boca: amigdalite, faringite, dor de garganta, caseum, halitose, perda de paladar, lesões da cavidade oral.
- Distúrbios da voz: Rouquidão, calos nas cordas vocais, cistos e pólipos nas cordas vocais, laringites.
- Distúrbios do sono: Roncos e apneia obstrutiva do sono
- Distúrbio do Labirinto: Tontura, Vertigens, Desequilíbrios, labirintite.
Diagnóstico e Exames na Otorrinolaringologia
Assim como outras áreas da medicina, na otorrinolaringologia utilizamos muitas vezes exames complementares para uma avaliação mais precisa de determinados órgãos e para o auxílio no fechamento dos diagnósticos. Abaixo alguns exemplos dos exames mais utilizados:
- Avaliação auditiva: Realizado através do exame de audiometria e imitanciometria.
- Endoscopia nasal: avaliação das cavidades nasais, auxilia nos diagnósticos de desvio de septo, rinites, sinusites, tumores nasais, etc.
- Laringoscopia: avaliação da faringe, laringe e cordas vocais, auxiliando principalmente nos diagnósticos de rouquidão.
- Nasofibrolaringoscopia: É uma junção dos dois exames anteriores, geralmente utilizando um aparelho flexível. Caso necessite desse exame já realizamos no momento da consulta, com resultado e diagnóstico na hora.
- Tomografia computadorizada e ressonância magnética: auxiliam diagnósticos de cavidades nasais e seios da face, ouvidos e pescoço.
- Testes de equilíbrio: Exames como o otoneurológico completo avaliam os distúrbios do labirinto
Tratamentos e Procedimentos Otorrinolaringológicos
A otorrinolaringologia é uma especialidade clínica e cirúrgica, portanto a gama de tratamentos para os diversos problemas abordados por essa especialidade também é bastante variado, incluindo:
Medicamentos: Existem vários tipos de terapia medicamentosa específica para as diversas doenças incluindo analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, corticoides, antivertiginosos, etc. A maioria dos problemas em otorrinolaringologia requer um tratamento passageiro, porém em algumas doenças crônicas como a rinite alérgica, o tratamento é mais prolongado
Reabilitação: Nem sempre é possível recuperar totalmente a função de um órgão, porem sempre podemos melhorar ao máximo sua funcionalidade visando uma melhor qualidade. Dentro da otorrinolaringologia trabalhamos com diversas terapias de reabilitação como a Vocal, Labiríntica, Olfato, audição.
Lavagem de Ouvido: Seja por excesso de cerume ou por algum corpo estranho nos ouvidos, a lavagem ou aspiração de ouvidos e um procedimento muito realizado em consultório.
Cirurgias do ouvido, nariz e garganta: Algumas vezes para um resultado mais satisfatório é necessário uma cirurgia para a recuperação funcional daquele órgão. Existem vários procedimentos realizados pelo otorrinolaringologista, entre eles: septoplastia, amigdalectomia, adenoidectomia, dreno de ouvido, timpanoplastia, turbinectomia, cirurgia endoscópica nasal, etc.
Conclusão:
A otorrinolaringologia desempenha um papel fundamental na saúde e bem-estar das pessoas, cuidando dos ouvidos, nariz, garganta e áreas próximas. Com uma abordagem multidisciplinar, essa especialidade médica oferece diagnóstico preciso, tratamento eficaz e cuidados abrangentes.
Sempre visando uma abordagem personalizada e terapêutica, o Dr. David que Claro que é otorrinolaringologista e otoneurologista, oferece soluções para ajudar você a recuperar sua saúde e desfrutar de uma vida plena e equilibrada. Não deixe que os distúrbios otorrinolaringológicos limitem suas atividades diárias. Agende uma consulta e dê o primeiro passo rumo à qualidade de vida.
Links Úteis
https://www.sanarmed.com/otorrinolaringologia-residencia-rotina-mercado-de-trabalho-e-mais