Introdução
A sinusite é uma condição comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando desconforto significativo e impactando a qualidade de vida.
É uma condição inflamatória e/ou infecciosa que acomete os seios da face, também conhecidos como seios paranasais.
Neste texto, abordaremos a sinusite em suas formas aguda e crônica, suas principais causas, os sintomas associados e os tratamentos disponíveis para alívio duradouro.
Qual o médico especializado no tratamento da Sinusite?
O médico especialista em Sinusite é o otorrinolaringologista.
O Dr. David Claro é otorrinolaringologista com consultório na cidade São Paulo. Formado pela Faculdade de medicina de Marília (FAMEMA), com residência médica em otorrinolaringologia na Universidade de Santo Amaro (UNISA) e Fellow em Otoneurologia pela Universidade Federal e São Paulo (UNIFESP).
Para agendar uma consulta com um médico especialista em Sinusite é importante saber quais são as opiniões de outros pacientes que consultaram com o médico. O site Doctoralia é excelente para você ver avaliações sobre um médico Otorrinolaringologista.
Agende uma consulta para obter um diagnóstico preciso e recomendações adequadas para o seu caso.
Os seios da face
Os seios da face nada mais são do que cavidades cheias de ar presentes em nosso crânio.
Ao todo temos 4 seios faciais:
- Seios maxilares (que ficam na região das bochechas)
- Seios etmoidais (ficam na região superior do nariz)
- Seio frontal (Na região da testa)
- Seio Esfenoidal (Fica no fundo do nariz).
Todos os seios da face têm uma conexão com a parte interna do nariz, sendo assim o ar pode entrar nessas cavidades e as secreções naturais produzidas por eles podem ser drenadas para o nariz.
Sendo os assim os problemas do nariz são os grandes causadores de sinusites por atrapalhar essa drenagem natural.
A formação completa dos seios da face se dá por volta dos 5 anos de idade, por isso muitas vezes não consideramos quadros de sinusites em crianças mais jovens.
Sinusite Aguda
A sinusite aguda é uma condição temporária que ocorre geralmente após uma infecção viral (resfriado ou gripe) ou outras condições que obstruam o nariz, como uma crise de rinite alérgica, por exemplo.
Essa obstrução causada pela inflamação nasal impede a drenagem adequada dos seios da face causando acúmulo de secreção em seu interior, podendo já manifestar algum dos sintomas.
Após 5 a 7 dias desse quadro inicial, bactérias podem crescer dentro dessa secreção acumulada, nesse momento geralmente os sintomas pioram, e é necessário tratamento medicamentoso para alívio.
Sintomas da Sinusite Aguda
Os principais sintomas da sinusite aguda incluem:
- Dor facial tipo pressão
- Obstrução nasal
- Secreção nasal
- Sensação de secreção em garganta
- Febre
- Mal estar geral
Tratamento da Sinusite Aguda
O tratamento das sinusites agudas se baseia em restaurar, o quanto antes, a função nasal e dos seios paranasais e aliviar os sintomas. Isso conseguimos com:
- Lavagem nasal com solução fisiológica
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios
- Antibióticos em casos mais avançados
Sinusite Crônica
A sinusite crônica é uma condição inflamatória e/ou infecciosa dos seios da face, durando mais de 12 semanas. Os sintomas podem ser menos intensos, mas são recorrentes e persistentes.
Os pacientes com sinusite crônica podem ter períodos de sintomas iguais aos da sinusite aguda, porém que não cursam com resolução completa, permanecendo sintomas como:
- Perda do olfato
- Obstrução nasal persistente
- Secreção nasal persistente
- Dores de cabeça
- Tosse crônica
Principais Causas da Sinusite Crônica
A sinusite crônica pode ser causada por diversos fatores que levam a uma inflamação persistente do nariz e seios da face, incluindo:
- Alergias: Exposição a alérgenos como poeira, pólen e pelos de animais podem inflamar de forma crônica seios paranasais.
- Alterações na anatomia nasal: Desvios de septo nasal, aumento das conchas nasais ou da “carne esponjosa”, aumento da adenóide e presença pólipos nasais podem obstruir os seios paranasais levando à doença crônica.
- Fatores ambientais: Poluição, fumaça, tabagismo e substâncias irritantes podem desencadear ou agravar os sintomas da sinusite crônica.
- Fungos: A infecção dos seios da face por fungos pode levar a uma sinusite persistente.
- Odontogênica: Doenças dos dentes superiores ou procedimentos com implantes dentários podem afetar de forma crônica os seios da face.
- Tumores: Alguns tumores podem se desenvolver no interior do nariz e dos seios da face e gerar sintomas de sinusite crônica.
Tratamento para Sinusite Crônica
Assim como nas sinusite aguda, o tratamentos da sinusite crônica visam aliviar os sintomas, reduzir a inflamação e prevenir recorrências. As principais abordagens incluem:
Tratamento conservador da sinusite crônica:
- Diminuir a exposição aos fatores irritantes nasais.
- Lavagem nasal frequente com alto fluxo
- Corticosteroides intranasais para reduzir a inflamação e a congestão nasal
- Uso de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto
- Uso de antibióticos e corticoides orais nas exacerbações
- Imunoterapia para controle das alergias
Tratamento com imunobiológicos para sinusite crônica:
Os imunobiológicos são uma classe de medicamentos inovadores que têm demonstrado eficácia no controle da inflamação persistente associada à rinossinusite crônica com pólipos.
Eles são administrados por meio de injeções subcutâneas e podem oferecer benefícios significativos para pacientes com sintomas persistentes.
Ao reduzir a atividade dessas citocinas, os imunobiológicos ajudam a controlar a inflamação nos seios paranasais.
Estudos clínicos têm demonstrado melhorias significativas nos sintomas, na qualidade de vida e na redução da necessidade de cirurgias sinusais de repetição.
Além disso, esses medicamentos têm sido bem tolerados e apresentam perfil de segurança favorável.
Estudos clínicos têm demonstrado a eficácia dos imunobiológicos no tratamento da RSC. Eles mostraram melhorias significativas nos sintomas, na qualidade de vida e na redução da necessidade de cirurgias sinusais.
Além disso, esses medicamentos têm sido bem tolerados e apresentam perfil de segurança favorável.
Tratamento Cirúrgico para sinusite crônica:
Em casos graves e persistentes de sinusite, o tratamento cirúrgico pode ser considerado.
A cirurgia endoscópica dos seios paranasais é um procedimento realizado nesses casos.
Esse procedimento cirúrgico é minimamente invasivo, realizado por dentro do nariz, não possui nenhum corte externo e não deixa cicatriz.
Essa cirurgia visa desobstruir as passagens nasais e restaurar a drenagem adequada dos seios da face.
Durante a cirurgia, o médico remove pólipos nasais, corrige desvios de septo nasal e limpa as cavidades sinusais.
Esse tipo de procedimento é realizado sob anestesia geral e possui um tempo de recuperação relativamente curto.
A maioria dos pacientes vão precisar de tratamentos combinados, por isso mesmo após a cirurgia é importante manter um acompanhamento com otorrinolaringologista.
Conclusão
A sinusite é uma condição comum que pode causar impactos significativos no nosso dia a dia. É importante identificar suas causas e sintomas para um tratamento adequado.
O tratamento conservador e medicamentoso é eficaz na maioria dos casos, porém, em situações mais graves e persistentes, a cirurgia endoscópica dos seios paranasais pode ser necessária.
Se você está sofrendo de sintomas de sinusite, é recomendado buscar a avaliação de um otorrinolaringologista para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento personalizado.
Agende uma consulta com o Dr. David Claro hoje mesmo e dê o primeiro passo para aliviar seus sintomas e melhorar sua qualidade de vida.
Links Úteis:
https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/sinusite/
https://otorrinodrclaro.med.br/otorrinolaringologista-e-otoneurologista/